O Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB e o Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (UFC) realizarão no dia 25/11/2022 o evento
“Conflitos Socioambientais em Territórios Tradicionais”
As atividades terão início às 10:30 e se estenderão por toda a tarde no Auditório do Campus da Liberdade (Avenida da Abolição, 3 - Centro, Redenção-Ceará).
O seminário será aberto ao público e não será necessário se inscrever para participar. Confira abaixo a programação:
Conferência de Abertura
10:30- 12:00 (Auditório do Campus da Liberdade)
Professora Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza (UFPE)
- Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e do Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UPE. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia com ênfase em políticas de reconhecimento, povos e comunidades tradicionais, espaços e dinâmicas territoriais e coordena o Núcleo de Pernambuco do Projeto Nova Cartografia Social.
Mesa redonda 1 - Conflitos socioambientais em torno da
questão nuclear no Ceará
14:00- 15:30 (Auditório do Campus da Liberdade)
Cristina Quilombola
- Ativista do Movimento Quilombola do Ceará e Coordenadora Nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) . Lideranca Quilombola na Associação Remanescentes do Quilombo dos Caetanos em Capuan, Caucaia.
Erivan Silva
- Licenciado em Ciências Sociais e Ciências da Religião (UEVA), Especialista em Educação Ambiental (URCA) e Políticas Públicas (UFMG),além de Mestre em Geografia Humana (UEVA). Atua na Coordenação Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM, que integra a Articulação Antinuclear do Ceará.
Laís Almeida Rodrigues (GEPE – UFC) – Mediação
Intervalo – 15:30 –
16:00
Mesa redonda 2 - Conflitos socioambientais em torno da
questão eólica no Ceará
16:00- 17:30 (Auditório do Campus da Liberdade)
João do Cumbe
- Quilombola, defensor de direitos humanos, militante do Movimento Quilombola do Ceará, Movimento de Pescadores Artesanais, Organização Popular (OPA) e articulador da Teia dos Povos do Ceará.
Rogéria Rodrigues
- Socioambientalista, defensora de direitos humanos, pedagoga, pós-graduada em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Coordenadora de ações de campo - Eixo produtividade e ancestralidade do Instituto Terramar.
Kleyton Rattes (GEPE – UFC) – Mediação
O evento será transmitido ao vivo no canal de vídeos no YouTube @UnilabOficial