sábado, 25 de abril de 2020

Campanhas no Ceará arrecadam recursos para ajudar populações indígenas no combate ao coronavírus


As iniciativas no Ceará reúnem doações de produtos e fundos para as aldeias indígenas e comunidades, mais vulneráveis a infecções respiratórias


A Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE) lançou nesta sexta-feira, 24/4, uma campanha com o objetivo de reunir fundos para a compra de cestas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de máscaras de proteção. Outra campanha que já acontece desde o mês de março é organizada pela Arquidiocese de Fortaleza com apoio da OAB/CE.

Ceiça Pitaguary, coordenadora geral da FEPOINCE, aponta a importância do isolamento social nas aldeias: “Com o aumento da pandemia do coronavírus os povos Indígenas do Ceará cada vez mais se isolam em suas aldeias. Os cuidados especiais são necessários para com os nossos parentes, pois sabemos que se um indígena for contaminado, poderá contaminar toda uma aldeia e povo”, alerta Ceiça. A coordenadora reconhece e agradece as campanhas que já arrecadaram recursos e produtos, mas diz que é necessário somar esforços para atender mais aldeias: “Muitas entidades estão colaborando, como a campanha da arquidiocese de Fortaleza, mas se fez necessário lançar uma campanha específica para os Povos Indígenas do Ceará. Peço a todos que possam colaborar que ajude os povos Indígenas a ficar em suas aldeias. Doe e nos ajude”.

Conheça as iniciativas, colabore e ajude a divulgar:



FEPOINCE
'Precisamos de seu apoio para nos proteger com dignidade"

Dados para contribuir:
FEDERAÇÃO DOS POVOS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO CEARÁ
CNPJ: 34.816.161/0001-70
CAIXA ECONÔMICA
AG: 0919
OP: 003
CONTA: 5489-6

A Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE), entidades indigenistas e organizações sociais mobilizados frente à situação de vulnerabilidade social e precária segurança alimentar dos povos indígenas no estado, estão se organizando para a criação de uma rede de solidariedade e apoio no combate e prevenção do coronavírus (COVID-19) nas aldeias. Que nossa solidariedade seja maior que a pandemia!
Saiba mais sobre a campanha dos Povos Indígenas do Ceará.




ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
'Campanha de doação em prol da população vulnerável"

Você pode utilizar  a Conta Bancária da Pastoral do Povo da Rua.
ASSOCIAÇÃO SERVIÇO VOLUNTÁRIO AO IRMÃO DE RUA
CNPJ: 10.945.649/0001-39
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 2793-6
CONTA CORRENTE: 120.465-3

Convidamos toda a comunidade para uma corrente de solidariedade em prol das nossas irmãs e nossos irmãos. A crise que vivemos hoje atinge de forma mais dura nossas irmãs e nossos irmãos mais vulneráveis. Sua doação será revertida em itens de alimentação e higiene às pessoas em situação de rua, Povos e Comunidades Tradicionais, migrantes e catadores acompanhados pelos projetos mantidos pela Arquidiocese de Fortaleza.
Saiba mais sobre a campanha Elas e Eles Precisam de Nós.


A entrega das doações seguem as orientações da CARTA DE RECOMENDAÇÃO pubicada pela Articulação dos Povos Indígenas (APIB) em parceria com instituições acadêmicas (Projeto Xingu/Unifesp, Fiocruz e GT Saúde Indígena da Abrasco), que ‘apresenta algumas recomendações para a entrega de alimentos nas comunidades indígenas, visando manter as medidas de controle da Covid-19. Seguimos as recomendações da Nota Informativa no. 03 (05/04/2020) da SESAI, sobre as orientações e cuidados na distribuição dos alimentos’, diz a carta que pode ser acessada aqui.


Assista o vídeo produzido pelo Instituto Socioambiental : CORPO VIVO, PARENTE!



#FiqueNaAldeia

Compartilhar