domingo, 3 de novembro de 2019

XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará acontece de 04 a 07 de novembro de 2019, na Terra Indígena Lagoa Encantada, em Aquiraz


XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará
04 a 07 de novembro de 2019
Terra Indígena Lagoa Encantada 
Povo Jenipapo-Kanindé

O encontro reúne a partir desta segunda-feira, 04/11, representantes dos povos de todo o estado  – vindos das serras, sertões e litoral  – no território do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. Na ocasião, quarta-feira, dia 06/11, a Secult lança o I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará.

Imagem: Divulgação/Organizadores

 A XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará se constitui como principal espaço de deliberação do Movimento Indígena em nosso Estado.Discutir a conjuntura envolvendo as diversas lutas dos Povos Originários e traçar estratégias de enfrentamento as ameaças e violações dos direitos indígenas tem sido a tônica das últimas assembleias. O contexto atual aponta o Governo Brasileiro como sendo o principal violador dos direitos indígenas, por isso, as organizações indígenas que representam o movimento no Estado, definiram como tema da assembleia "Povos Indígenas e o Enfrentamento aos Retrocessos do Governo Bolsonaro", diz a nota das organizações indígenas.

Acesse aqui a programação da XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará 
ou clique na imagem abaixo para visualizar

Imagem: Divulgação/Organizadores

Durante o encontro, a Secult lança o 
I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará

Imagem: Secult/Grafismo de Benício Pitaguary

 A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em reconhecimento e valorização as iniciativas culturais dos povos indígenas em território estadual, com suas formas de expressão, de celebrações e saberes realizadas ou em andamento, lança nesta quinta-feira, 6/11, às 15h, durante a XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas, na Lagoa da Encantada, Povo Jenipapo Kanindé, o I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará. O documento foi construído de forma colaborativa, com diálogo e em parceria com o movimento indígena do Ceará. A ação é parte das comemorações do Mês da Cultura (dia 5 de novembro), publicou a Secult. Leia aqui a matéria completa.


Serviço:
XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará
04 a 07 de novembro de 2019
Terra Indígena Lagoa Encantada - Aquiraz
Povo Jenipapo-Kanindé

#AssembleiaPovosIndígenasCeará

Com informações da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE) e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Compartilhar