terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alexandra Harris: "Estar presa é como uma morte lenta" - diz ativista do Greenpeace presa na Rússia


Um grupo de 28 ativistas do Greenpeace Internacional e dois jornalistas estão presos na Rússia suspeitos de pirataria. Entre eles está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, de 31 anos.

O grupo foi preso no dia 19 após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico, em uma plataforma da Gazprom, no mar Pechora. Todos eles podem ser condenados a até 15 anos de prisão.

“Estar presa é como uma morte lenta: você literalmente perde a vontade de viver e passa apenas a contar os dias”. Na carta que escreveu à família, a ativista britânica Alexandra Harris se esforça para manter a cabeça no lugar: “Espero que esse tempo não se prolongue. Estou tentando muito não perder as esperanças”.


Alexandra está há um mês longe de casa, numa cadeia gelada na Rússia. Ela é uma das 30 pessoas que estão sendo acusadas de pirataria e que permanecem em prisão preventiva depois de um protesto absolutamente pacífico feito em águas internacionais contra a exploração de petróleo no Ártico. 

Mais de um milhão e meio de pessoas já escreveram às embaixadas russas do mundo inteiro. A cada dia, crescem as manifestações não só da sociedade civil, mas de autoridades e organizações que querem a liberdade do grupo. Compartilhe para pressionar o governo russo a libertar os 30.



A brasileira Ana Paula Maciel será mantida em prisão preventiva por 2 meses após protesto pacífico. (Foto: © Dmitri Sharomov / Greenpeace)

Precisamos de sua ajuda para levar Ana Paula, os ativistas e jornalistas de volta para casa. Envie uma carta à presidente Dilma e ao embaixador da Rússia no Brasil Sergey Pogóssovitch pedindo a intervenção deles junto às autoridades russas.

Você também pode ligar para a Embaixada ou para os Consulados do Rio de Janeiro e São Paulo para pedir a libertação da nossa ativista Ana Paula.

Embaixada da Rússia:  (61) 3223.3094/4094

Consulado Geral da Rússia em São Paulo: (11) 3814.4100

Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro: (21) 2274.0097

#LibertemOs30


Informações enviadas por Fabiana Alves - Coordenadora da Campanha Clima e Energia - Greenpeace Brasil

Compartilhar