quarta-feira, 22 de junho de 2022

Servidoras e servidores da Funai em greve convocam Dia Nacional de Lutas com agendas em vários estados

 

Os atos exigem fortalecimento da Funai, denunciam e pedem um basta ao desmonte da Política Indigenista implantado pelo atual governo e reivindica a demissão do atual presidente da Funai, Marcelo Xavier, e de sua equipe de diretores e assessores.

As agendas de lutas irão repercutir os brutais assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dominic Phillips, ocorridos no último dia 05, na região do Vale do Javari, no estado do Amazonas.



Leia a nota convocatória e saiba onde irão ocorrer os atos

 

SERVIDORAS/ES DA FUNAI EM GREVE CONVOCAM DIA NACIONAL DE LUTAS

Nem uma gota de sangue a mais! Nós, servidoras e servidores da Funai, reunidos em Brasília, informamos aos povos indígenas e demais parceiros que permanecemos em greve e que quinta feira, dia 23 será dia do nosso Ato Nacional Unificado de Greve, com agenda de lutas em várias capitais do país. 

Onde:

= CR Litoral Sul (Florianópolis) Greve de 24h e ato unificado com o movimento Indígena, 23/06. A partir do dia 24/06, estado permanente de greve e atividades diárias de ao menos uma hora durante o horário de expediente. 

CR Dourados: Ato quinta-feira (23), com apoio do movimento indígena. 

CR Guarapuava e CTLs: Servidores da CTL de Curitiba participarão de ato promovido pelos indígenas. As 14 horas, na Praça Santos Andrade - UFPR. Londrina: Ato organizado por universitários. Local/Horário: as 15h no calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde. Coordenação Regional de Guarapuava: Ato de vigília as 16:00 horas na sede da Cr Guarapuava entre servidores, Sindicato e Universitários. 

= CR Nordeste II (Fortaleza - Ceará): Ato com o movimento indígena, o sindicato e outros/as parceiros/as no dia 23/06, às 10 horas, na sede da unidade regional. 

CR Litoral Sudeste -São Paulo: Greve por tempo indeterminado , a partir de segunda feira dia 27. Às 12h ato em frente à Coordenação Regional em Intanhaém. Ato também em São Paulo.  

Mato Grosso - Adesão à paralisação do dia 23/06. 

CR Médio Purus e FPE Madeira-Purus: Lábrea/AM:  Ato na manhã do dia 23/06 junto ao movimento indígena e parceiros institucionais. 

FPEAWA e CR Maranhão (Imperatriz-MA): Realização de atos com o movimento Indígena e outras instituições indigenistas durante a semana. 

CR Vale do Javari (Atalaia do Norte): Ato às 15h, em frente à Funai. 

CR Alto Solimões (Tabatinga): 23/06 - Ato às 16h, em Frente à Funai. 

CR Rio Negro: Ato junto ao movimento indígena - FOIRN em frente à Funai, 9h, em São Gabriel da Cachoeira 

CR Tapajós: Ato em frente à Funai em Itaituba, 17h do dia 23, com apoio do sintsep-PA e participação de indígenas e movimentos sociais 

FPE Cuminapanema e CTL STM : roda de conversa/ manifestação às 9h, em frente à FPE ou no Acampamento "STM é território indígena". 

CR Manaus: Paralisação em 23/06 e ato dia 25/06 às 16h no largo São Sebastião. 

CTL Oiapoque - Amapá: Ato às 17h do dia 23/06. 

CR Rio Negro: Ato com a FOIRN em frente à Funai, das 09h às 12h, dia 23/06. 

CR Nordeste I (Maceió-AL): - Intervenção e panfletagem na sede da Coordenação Regional, no dia 23/06/22, às 11h. 

CR Xingu (Canarana-MT): - Ato público em frente à sede da Coordenação Regional, no dia 23/06/22, às 8h. 

CR Araguaia Tocantins - Palmas/TO: Parque dos Povos Indígenas 23/06/22 às 17:30h, ato com presença do movimento indígena, indigenistas e apoiadores. 


Nossas pautas são: 

🔴 Fortalecimento da Funai. Basta do desmonte da Política Indigenista implantado pelo atual governo! Reivindicamos a demissão do presidente da Funai, Marcelo Xavier, e de sua equipe de diretores e assessores. 

🔴 Exigimos justiça para Bruno e Dom, e a apuração dos mandantes e responsáveis pelos assassinatos brutais. Precisamos garantir a segurança dos servidores que continuam trabalhando nas frentes e bases etnoambientais do Vale do Javari e em outras áreas da Amazônia.


Compartilhar