domingo, 26 de julho de 2020

26 de julho: Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais


O Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais reforça a importância deste ecossistema onde a vida se manifesta das mais diversas formas. Extremamente ameaçado pela ação humana, é imprescindível a disposição das populações que vivem do manguezal para proteger esse ecossistema.



Os manguezais protegem a linha da costa contra a erosão, promovendo um anteparo às ondas, às ressacas, aos ventos e às correntes que atingem o litoral. São berços da vida marinha. Moluscos, peixes e crustáceos dependem desses habitats para se reproduzirem. 
Com suas raízes aéreas fazem a retenção de nutrientes, sendo considerados verdadeiros parques de engorda para a vida marinha; estando submersas, suas raízes filtram e melhoram a qualidade da água. As copas de suas árvores são habitats de aves marinhas e migratórias. 
Suas folhas são responsáveis pela fotossíntese que produz parte do oxigênio que respiramos, além de sequestrarem dióxido de carbono (gás causador do efeito estufa). Os manguezais controlam as enchentes e as inundações.

Compartilhar