segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Coordenador Executivo da Apoinme fala da importância da organização; articulação lançou campanha de arrecadação



Sarapó Pankararu - Coordenador Executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) - fala da importância da organização e dos motivos pelos quais é tão imprescindível o seu fortalecimento.


“A Apoinme foi criada com a missão de lutar pela defesa e garantia das regularizações das terras indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa foi uma estratégia que os nossos líderes da época, em meados da década de 1990, tiveram para contrapor as negativas do Estado Brasileiro e assegurar os direitos dos povos indígenas. Essa estratégia vem desde a redemocratização do país, onde estas lideranças conseguiram - com muita luta - garantir na Carta Magna do país os artigos 231 e 232, que estamos usufruindo até os dias atuais, mesmo com as constantes ameaças de retrocessos, principalmente, desse governo, que tenta a todo custo retirar nossos direitos, fazendo desmonte na FUNAI. Além disso, a bancada ruralista está cada vez mais forte nesta atual conjuntura e tenta, sucessivamente, colocar sua pauta anti-indígena, onde tem total apoio do Governo Federal.
E por esses motivos nós precisamos, urgentemente, de nossa organização fortalecida, para lutar e combater esses retrocessos”, afirma Sarapó Pankararu.

Clique para doar:

 A Apoinme é composta por indígenas que abrange dez unidades da Federação, representando mais de 78 povos e uma população de mais de 213 mil indígenas da região; a organização precisa de apoio para regularizar a sua situação fiscal.

Sobre a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - APOINME

APOINME tem uma história admirável, nesta organização passaram grandes líderes, que muito contribuíram na luta e na defesa dos territórios tradicionais e, principalmente, no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas do nordeste e leste.

É público e notório que a APOINME contribui em muitas frentes de lutas e que, o seu enfraquecimento institucional de cunho financeiro afetou, ainda, as frentes de luta dentro das terras indígenas, fatalmente comprovada com os altos índices de violações dos direitos dos povos indígenas da área de abrangência, aponta a Apoinme em sua página de campanha.

Leia também: 


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque