terça-feira, 26 de setembro de 2017

Organizações realizam ações contra leilão da ANP no Rio




Cerca de 180 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, protestam contra a 14a Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás

Apesar dos apelos mundiais por um novo modelo de desenvolvimento econômico-energético e dos próprios compromissos de combate ao aquecimento global assumidos internacionalmente, o governo brasileiro retoma nesta quarta-feira (27) a agenda de grandes leilões de blocos para exploração de petróleo e gás no país. Serão ofertados 287 blocos em 11 bacias sedimentares marítimas e terrestres, colocando em risco uma área total de mais de 120 mil km². Das 36 empresas aprovadas pela Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) para participar da 14a Rodada de Licitações de Blocos para Exploração de Petróleo e Gás, 60% são estrangeiras e pelo menos cinco estão envolvidas em casos de corrupção.
Contra o 'business as usual', contra o descaso e a falta de transparência e diálogo junto às populações diretamente afetadas pelos empreendimentos, a 350.org Brasil e a COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida - levam a voz da sociedade civil ao leilão. Cerca de 180 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, estarão presentes, para mostrar que o povo brasileiro quer produção de energia renovável, que não envenene o ar ou a água, que não contribua para a crise climática global e que seja livre de corrupção política.
Quem apoia a ação
Mark Ruffalo diz não a 14a Rodada  de Leilão de Petróleo e Gás da ANP

A campanha também conta com o apoio de personalidades nacionais e internacionais, como os atores Mark Ruffallo, Maggie Gyllenhaal e Peter Sarsgaard, o cineasta argentino Pino Solanas, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, além da parceria com a organização Uma Gota no Oceano, que mobiliza artistas brasileiros em prol de causas socioambientais. 

Nora Cortiñas, mãe da Plaza de Mayo, na Argentina, apoia a campanha


Professor Alexandre Costa  (UECE) também diz não aos fósseis 

Maggie Gyllenhaal e Peter Sarsgaard apoiam a campanha contra o leilão fóssil.

Veja mais fotos na página da 350.org Brasil

Protesto na praia da Barra pede um futuro com energias renováveis

Na tarde desta terça-feira (26), ativistas mobilizados pela 350.org Brasil, pela COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, e pela organização Uma Gota no Oceano realizaram uma ação na praia da Barra, em frente ao hotel Windsor Barra, onde será realizada amanhã, pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), a 14a Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás no país.

Foram colocadas na areia 150 cruzes negras, simbolizando as pessoas impactadas pelos projetos com combustíveis fósseis em todo o mundo, e abertos banners gigantes com mensagens em defesa de um futuro sustentável, limpo e renovável. O ator Victor Fasano esteve presente, apoiando a campanha, que também conta com o apoio de personalidades nacionais e internacionais, como os atores Mark Ruffallo, Maggie Gyllenhaal e Peter Sarsgaard, o cineasta argentino Pino Solanas e o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.


Foto: 350.org Brasil - Protesto na praia da Barra

Na quarta-feira (27), antes e durante o leilão, haverá nova manifestação. Cerca de 180 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, estarão presentes para mostrar que o povo brasileiro quer produção de energia renovável, que não envenene o ar ou a água, que não contribua para a crise climática global e que seja livre de corrupção política.

"Para o bem do clima no planeta, e de todos os seres vivos que nele habitam, é preciso deixar o petróleo e gás no subsolo. Só assim conseguiremos conter as mudanças climáticas e fazer a tão necessária transição para uma economia de baixo carbono", frisou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina

Dia 27/09
O que: Ação durante a 14ª Rodada de Licitações da ANP
Quando: Quarta-feira, 27 de Setembro, a partir das 9h
Onde: Hotel Windsor Barra - Av. Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca


Fonte: COESUS

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque