sábado, 16 de setembro de 2017

Nova entidade representativa do Movimento Indígena Cearense é criada durante o II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará



A Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará representará o Movimento Indígena Cearense 


O II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará aconteceu no período de 13 a 15 de setembro de 2017, na Aldeia Santo Antônio - Terra Indígena Pitaguary, em Maracanáu (CE), tendo como objetivo promover diálogo entre as lideranças tradicionais dos povos indígenas sobre a organização interna das comunidades e sobre a espiritualidade para o fortalecimento da luta. O encontro também representou o apoio do Movimento Indígena Cearense ao Povo Pitaguary, que tem passado por grandes dificuldades e desrespeito à vida e à dignidade de suas lideranças.

Foram realizados, nos três dias de atividades, rituais dos povos indígenas; um ato de apoio e leitura de notas em solidariedade ao Povo Pitaguary e às suas lideranças tradicionais; trabalhos de grupos; eleição para o Conselho Distrital de Saúde Indígena – CONDISI – e a criação da nova entidade estadual dos povos indígenas do Ceará. Na noite de quinta-feira (14) foi exibido o documentário Tekoha - som da terra, de Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron. Veja o teaser do filme.

Na manhã de sexta-feira (15) ocorreu a leitura do estatuto para a criação da nova entidade estadual, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, que representará o Movimento Indígena a nível estadual, e a eleição da diretoria e do conselho fiscal para a gestão de dois anos. 

O vereador e advogado Weibe Tapeba destacou a importância do evento, em sua página pessoal no Facebook, afirmando que “hoje o Movimento Indígena do Ceará criou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, importante momento para o movimento do estado”, ele enviou congratulações à diretoria eleita. Weibe reiterou, ainda, o “total e irrestrito apoio do Movimento Indígena às lideranças tradicionais do povo Pitaguary, em especial, aos quatro caciques deste povo, Madalena, Kauã, Cláudia e Maurício”, afirmou.


Ceiça Pitaguary - eleita coordenadora geral da nova entidade estadual

A liderança Ceiça Pitaguary, eleita coordenadora geral da nova entidade, agradeceu aos pajés, caciques e lideranças pela votação que a elegeu e “pelos dois dias intensos de aprendizagem e troca de experiências”, afirmou. A nova entidade contará com representantes de vários povos na diretoria e conselho fiscal, tendo sido eleitos Rosinha Potyguara, Kílvia Tapeba, Eliane Tabajara, Cleidiane Tremembé, Letícia Tapuya-Kariri, Neto Pitaguary, Fernando Tremembé, Chico Canuto Tabajara e Cacique Sotero Kanindé.


Representantes dos Povos Indígenas do Ceará eleitos para a gestão de dois anos da nova entidade

O encontro foi encerrado com a leitura e entrega da Nota das organizações indígenas e ambientalistas, defensores dos direitos humanos e indigenistas do Brasil em solidariedade ao indígena Maurício Alves Feitosa, ao Povo Pitaguary e às suas Lideranças Tradicionais.

Veja mais registros do encontro:

Trabalho de grupo: Reunião das lideranças tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará

Trabalho de grupo: Reunião de Caciques  dos Povos Indígenas do Ceará

Trabalho de grupo: Reunião de Pajés dos Povos Indígenas do Ceará

Apresentação dos trabalhos de grupo: Representantes de Caciques, Pajés e  
Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará

Leitura de nota das Organizações e Povos Indígenas do Ceará em apoio ao Povo Pitaguary
 e às suas lideranças tradicionais

Ritual do Torém e Toré dos povos indígenas

Plenária com o resultado dos trabalhos de grupo

Escolha de representantes do segmento de caciques e pajés para o CONDISI

Exibição do documentário Tekoha - Som da terra 

Representantes dos povos indígenas assistindo à exibição do documentário Tekoha - Som da terra 

Leitura e discussão do estatuto para criação da nova entidade estadual

Leitura e entrega da Nota das organizações indígenas e ambientalistas, defensores dos direitos
 humanos e indigenistas do Brasil em solidariedade ao Povo Pitaguary e às suas Lideranças Tradicionais.



Entidades realizadoras do II Encontro de Caciques, Pajés
 e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará:




 Por Janete Melo - Observatório Socioambiental

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque