quarta-feira, 6 de setembro de 2017

II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará - 13 a 15 de Setembro de 2017



Acontece no período de 13 a 15 de setembro de 2017, na Aldeia Santo Antônio - Terra Indígena Pitaguary, em Maracanáu-CE,  o II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará.

OBJETIVO

O objetvo do encontro é promover diálogo entre as lideranças tradicionais dos povos indígenas sobre a organização interna das comunidades e sobre a espiritualidade para o fortalecimento da luta.

Além disso, esse encontro representará apoio do Movimento Indígena Cearense ao Povo Pitaguary, que tem passado por grandes dificuldades e desrespeito à vida e à dignidade de suas lideranças.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13/9 - Chegada das delegações. À noite ocorrerá exibições de documentários e vídeos.

Na manhã do dia 14/9, será realizado um Ato de Solidariedade ao Povo Pitaguary e momentos de espiritualidade como fortalecimento da luta indígena. À tarde os trabalhos em grupo terá como tema "como os caciques, pajés e lideranças tradicionais podem contribuir nos processos de organização das comunidades?". Ainda no período da tarde acontecerá um debate, que será seguido da apresentação e leitura do Estatuto para a criação da nova entidade estadual. À noite ocorrerá a escolha dos representantes dos segmentos de caciques e pajés do CONDISI.

O terceiro dia do encontro, 15/9, se iniciará com o ritual dos povos indígenas. Será dado continuidade à criação da nova entidade com a aprovação do Estatuto e eleição da diretoria. 

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS

A apresentação de documentários nas duas noites do encontro - dias 13 e 14 - contará com exibições de vídeos e filmes que abordam a temática indígena  e sobre questões ambientais e políticas.

Veja a programação completa: 



Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque