sábado, 5 de agosto de 2017

Povos Indígenas no Ceará realizarão a "II Marcha pela Terra" no dia 09 de Agosto de 2017


O CEARÁ É INDÍGENA!

09 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1995 para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos. Como forma de demonstrar a sua resistência e sua luta, o Movimento Indígena do Ceará, em articulação com as suas entidades de base (APOINME, COPICE, AMICE, OPRINCE e COJICE), promoverá a "II Marcha pela Terra". A previsão é que cerca de dois mil indígenas, dos 14 povos, que estão distribuídos em 20 municípios cearenses, participem dessa mobilização que terá como objetivo a denúncia das fortes violações e ataques aos direitos dos Povos Indígenas no Brasil e de apresentar um conjunto de reivindicações ao Governo do Estado do Ceará.

A concentração será a partir das 7h30, na Praça Luiza Távora, situada na Av. Santos Dumont, no bairro Aldeota, em Fortaleza-CE.

Venha participar junto com os Povos Indígenas do Ceará!


O evento também faz parte da campanha nacional da Articulação do Povos Indígenas do Brasil (APIB) com o tema "Nossa história não começa em 1988! Marco Temporal não!" Segundo a APIB, o STF não pode legitimar o genocídio e as violações históricas cometidas contra os povos indígenas. A campanha trata da Tese do Marco Temporal e das ações que serão julgadas por esta corte, no dia 16 de agosto. Saiba mais sobre a campanha "Nossa história não começa em 1988! Marco Temporal Não!" e assista também o vídeo da APIB.


II Marcha pela Terra
Data: 09 de Agosto de 2017
Concentração:
Horário: a partir das 7h30
Local: Praça Luíza Távora
Endereço: Av. Santos Dumont - Aldeota - Fortaleza - CE

Realização:
Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas no Ceará – COPICE
Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME
Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará – AMICE
Juventude Indígena do Ceará  COJICE
Organização dos Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE

Apoio:
ADELCO | APIB | CDPDH | ESPLAR | UNIÃO EUROPEIA


Com informações de Weibe Tapeba e Thiago Anacé

Por Janete Melo - Observatório Socioambiental


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque