quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O Povo Guarani ocupa a Secretaria da Presidência em São Paulo e realiza ato na avenida Paulista: O Jaraguá é Guarani!



Na manhã desta quarta-feira (30/08), o povo Guarani ocupou o prédio da Secretaria da Presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista, 2163. A ação antecipou o ato público em defesa da Terra Indígena Jaraguá, realizado na noite de hoje, com concentração no Vão do Masp e caminhada pela Avenida Paulista.

Os Guarani exigem a imediata revogação da Portaria 683 do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá. Exigem, ainda, a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União que pode afetar todos os processos de demarcação de terras indígenas. As informações são da página da Comissão Guarani Yvyrupa - CGY.

Foto: CGY

Na noite desta quarta-feira, 30, a Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, realizaram ato em São Paulo. As organizações convocaram todos os povos indígenas e apoiadores para se somarem no ato coletivo em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. Veja vídeos do ato que saiu do Vão do Masp com caminhada pela Avenida Paulista: O Jaraguá é Guarani e mais Delegação Kaiowá Aty Guaçu reforçando o ato Jaraguá é Guarani 

Afirmam os Guarani:

"Seguimos fortes com a nossa reza! Queremos garantido o direito a nossas terras!"

"Exigimos a revogação da Portaria 683 do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá".

"Exigimos também a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União que pode afetar todos os processos de demarcação das terras indígenas no Brasil".

“Seguimos ocupando a secretaria da presidência em São Paulo para exigir a revogação da Portaria 683 do Ministério da Justiça, que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, e a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União, que pode afetar todos os processos de demarcação das terras indígenas no Brasil".

O Jaraguá é Guarani! Contra o Marco Temporal e a revogação de demarcações! 

Assista o vídeo da Comissão Guarani Yvyrupa.

Saiba como ajudar acessando:

Leia mais informações no portal Índio é Nós:

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque