quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade esgota hoje os recursos planetários que é capaz de renovar neste ano


Nesta quarta-feira, 02 de agosto, a humanidade oficialmente esgotou todos os recursos disponíveis no planeta para 2017 - e o "cheque especial" já começa a ser utilizado no início do mês. Há 30 anos, o Dia da Sobrecarga da Terra - data em que todos os seres humanos do mundo esgotaram os recursos necessários para viver de maneira sustentável por um ano - caiu no dia 9 de dezembroSegundo a publicação do portal Terra, desde então, o "limite do 'orçamento natural' do planeta foi ultrapassado de maneira cada vez mais intensa, fazendo com que a data em que essa barreira é atingida seja registrada mais cedo a cada ano". Neste ano de 2017, o Overshoot Day chega seis dias antes em relação à 2016, que foi 8 de agosto.

Foto original: Portal Terra

Precisaríamos de 1.7 Terra para tornar nosso consumo sustentável

A ONG Global Footprint Network mede o consumo humano em relação ao que o planeta pode regenerar com uma medida chamada de pegada ecológica. A pegada leva em consideração a quantidade de recursos biológicos, tais como pescarias e terrenos florestais, são necessárias para atender o consumo de um país e absorver o seu desperdício. Isso inclui as importações e exclui as exportações. Quanto menor a pegada de um país, melhor, segundo a ONG. 

A ONG afirma, ainda, que um país também tem uma biocapacidade - isto é, "a capacidade do país para renovar os recursos exigidos de seus ecossistemas". Como esta medida se baseia em práticas de tecnologia e manejo de terra, a "biocapacidade pode mudar de ano para ano. Quanto maior for a biocapacidade de um país, melhor".

Portanto, um país tem um déficit ecológico se sua pegada ecológica for maior do que sua biocapacidade e reserva ecológica se sua biocapacidade for maior, conforme artigo publicado, em maio, no jornal americano The Washington Post. A matéria completa pode ser acessada aqui: Precisaríamos de 1.7 Terra para tornar nosso consumo sustentável

Segundo a ONG WWF, que faz essa análise em parceria com a Global Footprint Network, em menos de oito meses, "nós usamos mais recursos naturais em quantidade maior do que o planeta pode regenerar em um período de 12 meses!", e alerta: "Para o restante de 2017, estaremos vivendo em recursos emprestados de gerações futuras".
"Nós chamamos este dia de Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) e ele representa a data aproximada em que acabamos com o orçamento da natureza. A cada ano, esse consumo termina mais cedo. Agora, a data caiu em 2 de agosto", segundo a WWF.

Veja vídeo produzido pelo canal Euronews: Esgotados os recursos do planeta




Por: Janete Melo - Observatório Socioambiental

Fontes: WWF Brasil, The Washington Post, Portal Terra e Global Footprint Network 

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque