sexta-feira, 4 de novembro de 2016

IV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira - Região Nordeste - 06 a 10 de novembro de 2016, em Fortaleza -CE


 “NORDESTE SEM FRONTEIRAS: POVOS TRADICIONAIS, MATERIALIDADE E VOCALIDADE”

De 06 a 10 de novembro de 2016 Fortaleza sedia o IV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira - Região Nordeste.  O evento acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes. A programação contará com MANDALA DE PROSA (Mesas redondas) DUETOS E SOLOS DE PROSA (Palestras), SIMPÓSIOS E PÔSTERS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, OFICINAS, HOMENAGENS e a ASSEMBLEIA DA IV SAB NORDESTE.

No dia 09/11, quarta-feira, às 14h, representantes de duas etnias indígenas do Ceará,  Pitaguary e Tremembé, estarão participando do Simpósio Temático 18 – “COMUNIDADES E ARQUEOLOGIA: QUEM SÃO OS PROTAGONISTAS?”,  sendo os títulos das apresentações:  

  • "O Povo Indígena Pitaguary e a luta pela preservação ambiental: o caso das pedreiras na Serra da Monguba”, com a autoria de Raimundo Carlos da Silva (Pajé Barbosa), Rosa Sousa Benício Nascimento (Povo Pitaguary)  e a coautoria de Janete Melo (UECE) e Ludiane Vilela (UFPI)
  • Tremembé sem terra? Tremembé sem caju?, com autoria de Jóina Freitas (UFPI) e coautoria de Ana Cristina Cabral Tremembé e João Evandro Marciano Tremembé.
  • "Tem que pedir licença aqui, sim Senhor!": Respeito e autonomia às comunidades locais, com a a autoria do senhor Manoel Docas (Tremembé da Tapera) e Ludiane Vilela (UFPI).
O comentarista do simpósio será o Cacique João Venâncio (Povo Tremembé de Almofala). A coordenação é de Jóina Freitas Borges (UFPI) e Babi Fonteles (UFC).

Será um grande momento de partilha e troca de saberes que, além das representações indígenas, contará com outras cinco apresentações aceitas pela comissão cientìfica da SAB Nordeste, totalizando 7 comunicações e 5 pôsters, neste simpósio. Veja todos Simpósios e Pôsters aceitos: http://bit.ly/2ex3hoZ

Veja a programação completa na página do evento:





Serviço:

Período: 06 a 10 de novembro de 2016
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes
Fortaleza - Ceará


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque