segunda-feira, 5 de setembro de 2016

22ª edição do Grito dos Excluídos - 'Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata'


A 22ª edição do Grito dos Excluídos vai ocorrer nesta quarta-feira, no feriado de 7 de Setembro. Durante toda a próxima semana serão realizadas atividades referentes ao evento, em centenas de cidades de 24 estados, pelo Brasil. 

O lema deste ano do Grito dos Excluídos está baseado na fala do Papa Francisco, em encontro com movimentos sociais na Bolívia, no ano passado: "Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata". A frase trata dos problemas sociais e ambientais do modelo capitalista de produção.




Veja a programação em cada estado na página do Grito dos Excluídoss no Facebook

Em Fortaleza o Grito dos Excluídos vai se reunir a partir das 8h, na Escola Delma Herminia da Silva Pereira, no bairro Mondubim.

De acordo com informações de Shirley Almeida, uma das organizadoras do ato na capital cearense, "no dia simbólico da independência partiremos da periferia do bairro Jangurussu nos unindo a esta comunidade para gritar nossa rebeldia a esse sistema e para levantar mais uma vez a bandeira de VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”.

Ainda de acordo com a organização, “o ato, que esse ano completa vinte e dois anos de luta, tem caráter nacional e ecumênico. Pessoas, comunidades e movimentos se unem para em comunhão bradar em uma só voz a exclusão sofrida neste país. Este ano, a nível municipal e estadual, foram escolhidos dois pontos principais: o extermínio da juventude e a questão ambiental, tendo estas subdivisões que abordam a questão da água - a escassez, a cobrança de tarifas abusivas e as políticas de incentivo a grandes empresas do estado em detrimento às necessidades da população em geral - e a questão do destino de materiais recicláveis (não incentivo a cooperativas e aliança com empresas privadas). E a nível nacional nos somamos aos outros estados que gritam o desmonte que está sendo feito nos direitos sociais do país”.

A 22ª edição do Grito dos Excluídos chega sob a tensão de um golpe parlamentar que ameaça as conquistas sociais. Em todo o país o evento também pretende convocar a população para resistir à retirada de direitos sociais que se anunciam com a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, por decisão do Senado, que consumou o golpe e levou Michel Temer ao poder, na quarta-feira (31).

Ouça aqui o hino do Grito dos Excluídos


Serviço:

Ato: Grito dos Excluídos em Fortaleza
Data: 07 de setembro de 2016 
Horário: 8:00 - 14:00
Local de concentração: Emeif Delma Herminia da Silva Pereira - Av. Presidente Costa e Silva, 2225 - Mondubim, Fortaleza - CE

Com informações de Shirley Almeida - Fortaleza

Outras fontes: Rede Brasil Atual e Jubileu Sul


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque