quinta-feira, 28 de abril de 2016

Campanha para o Museu Indígena Pitaguary - Nota de agradecimento


O Povo Indígena Pitaguary da localidade de Monguba, em Pacatuba-Ce, enviou nota de agradecimentos a todos e todas que colaboraram com a campanha de financiamento online para a aquisição da estrutura física e a reforma do imóvel que abrigará o museu indígena Pitaguary.


Leia a nota:

Prezados/as amigos/as

É com grande satisfação que informamos que a nossa campanha online foi finalizada com sucesso e todos os valores foram recebidos, desta forma já iniciamos o envio das recompensas em conformidade com o combinado no portal da campanha, como descrevemos abaixo:
- Agradecimentos: iniciamos via e-mail e nas redes sociais e na placa do museu Pitaguary, por ocasião da sua inauguração, prevista para junho; 
- Artesanatos e demais brindes: envio pelos Correios; 
- Trilha ecológica e blusas: prevista para ser realizada nos dias 22 e 23 de maio de 2016.

Nossos sinceros agradecimentos a todas e todos pelo imenso apoio para a realização deste projeto!!

MUSEU INDÍGENA PITAGUARY”


Saiba mais sobre o projeto do museu indígena do Povo Pitaguary

O projeto tem como objetivo a aquisição da estrutura física (mobiliários, estantes, expositores, bancadas, mesas e cadeiras) e a realização de uma reforma do imóvel que abrigará o Ecomuseu, a biblioteca e a oficina de artesanatos do Povo Indígena Pitaguary, na localidade de Monguba, no município de Pacatuba, estado do Ceará. As instalações do espaço estão em condições precárias e necessitam de vários reparos, como a mudança da fiação elétrica, fortalecer o reboco e pintar as paredes internas e externas do prédio

O patrimônio étnico e ambiental do Povo Indígena Pitaguary, habitante dos municípios de Pacatuba e Maracanaú, no Estado do Ceará, conta com vários itens que apresentam as histórias de luta pelo território e pela preservação ambiental. Entre este acervo, destacamos uma exposição sobre a resistência pela não reativação de uma pedreira localizada na área indígena, os exemplares botânicos que mostram as espécies de árvores nativas da região, as peças arqueológicas e também as relíquias de um passado mais recente, como machados, foices, ferros de engomar, pilões, entre outros.  

Para a organização da biblioteca, a comunidade já adquiriu dezenas de livros, obras, DVD’s, cartilhas, entres outros, tendo como foco principal a temática indígena, e, em especial, a história dos povos indígenas do Ceará.   

Sobre a oficina e o espaço para a comercialização de artesanatos, os maquinários já estão em posse da comunidade, mas são necessárias a construção de bancadas para dar suporte à fabricação das peças pelos jovens artesãos Pitaguary.

Este é um grande sonho do Povo Pitaguary: a inauguração de um espaço comunitário de Memória, Cultura, Arte e Preservação Ambiental.



Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque