terça-feira, 24 de novembro de 2015

Audiência Pública: A Mobilização Mundial pelo Clima 2015



É de grande importância e necessidade a ampliação do debate sobre as mudanças climáticas, a COP21 e a Mobilização Mundial pelo Clima nas esferas do legislativo estadual, do governo e da sociedade cearense em geral.

As mudanças climáticas têm avançado em velocidade muito maior do que aquilo previsto inicialmente pela ciência. O ano de 2014 foi o mais quente de todo o registro histórico. 2015 deverá bater esse recorde por uma ampla margem! O Nordeste brasileiro e o Ceará são particularmente sensíveis, como mostra a seca atípica de 2012 a 2015 (provavelmente estendendo-se a 2016). 

As altas temperaturas e a evaporação acelerada da água dos reservatórios hídricos agravaram ainda mais a situação de colapso das cidades do interior do estado e ameaça a nossa capital. A irrigação tem demandado mais água. O agronegócio e a grande indústria não têm aberto mão de seus privilégios, gerando uma disputa intensa e até conflitos pelo uso da água. 

No litoral, várias localidades já estão sendo prejudicadas com o avanço do nível do mar, a erosão marinha e a intrusão salina (invasão do lençol freático costeiro pela água salgada). Pessoas já tiveram de deixar suas casas, mesmo com o mar tendo se elevado menos de 30 cm na média global. E se confirmarem as projeções de elevação dos oceanos em 6 metros ou mais?

As causas dessas mudanças no clima são muito bem conhecidas: o aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), pelo desmatamento, pelas emissões do gado bovino e do uso de fertilizantes nitrogenados e pela decomposição de resíduos (lixo e efluentes). Reduzir as emissões desses gases é urgente, a fim de salvaguardar o futuro nosso e das novas gerações, de nossa própria espécie e, porque não dizer, da própria vida no planeta como a conhecemos.

A 21a “Conferência das Partes” (Conference of the Parties), ou COP21, que irá se realizar em Paris de 01 a 12 de dezembro deste, poderá ser decisiva para a conquista de avanços para conter os piores impactos das mudanças climáticas, abrindo oportunidades para novos paradigmas de desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade ambiental. Mas isso só será possível mediante o comprometimento dos chefes de estado, com a construção de um tratado internacional que nos dê chances reais de que o aquecimento global não ultrapasse 2°C (limite já considerado perigoso por uma grande parcela dos cientistas).

Um diferencial muito importante em relação aos anos anteriores é o maior envolvimento da sociedade civil, para além dos governos, com diversos segmentos (cientistas, juventude, povos indígenas, camponeses etc.) se mobilizando. A Mobilização Mundial pelo Clima 2015 prevê a realização de manifestações populares em várias cidades do mundo, incluindo Fortaleza e outras cidades do Ceará, no dia 29 de Novembro.

A audiência pública propõe debater os impactos das Mudanças Climáticas, e nesse contexto, a relevância da COP-21 e, em especial da Mobilização Mundial pelo Clima, em Fortaleza. Acontecerá dia 25 de novembro de 2015, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. (Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Bairro Dionísio Torres - Fortaleza-CE).

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL PELO CLIMA - Vem!




Serviço: 

Audiência Publica: Mobilização Mundial pelo Clima 2015 
Local: Complexo de Comissões Técnicas Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 25 de novembro de 2015
Horário: 14h30
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Bairro Dionísio Torres - Fortaleza-CE


Enviado por Érica Pontes para O PLANETA EM MOVIMENTO



Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque