domingo, 28 de junho de 2015

Liderança Guarani denuncia o descaso com a educação indígena em Dourados (MS)



Segundo o relato da técnica em biblioteca e membro do conselho escolar, Cristiane Souza Andrade, a Escola Indígena Agustinho, da Aldeia Bororó, a 214 quilômetros de Campo Grande (MS), está em situação de abandono. A liderança denuncia, inclusive com fotos, que até as próprias crianças e professores fazem a limpeza do espaço onde estudam.

Veja abaixo os questionamentos e as fotos que mostram a situação na escola indígena:

As salas de aula estão alagadas e sem a mínima condição de atender as crianças

“Para onde foi o dinheiro da manutenção, onde a escola indígena Agustinho foi contemplada nesses 4 anos dessa mesma direção? Até agora não tivemos essa resposta, nem conselho escolar e muito menos comunidade!! Outra realidade também é o de professores tendo que comprar lápis e borracha para seus alunos isso porque o prefeito mandou kits escolares!!! E pergunto mais uma vez... está tudo certo nessa escola? Nada acontece? Alunos pagando por irresponsabilidade de terceiros!"

A água tem coloração escura e os banheiros estão sem condições de higiene

"Secretária Marenísia e senhor prefeito a que ponto chegamos na escola indígena Agustinho, alunos e professores tendo que limpar sala de aula...aí o conselho escolar que tem papel de fiscalizar e cobrar a direção cumpre seu papel enquanto que nada acontece... agora pergunto isso está certo? Prestação de conta até agora nada!!! E até lá nossos alunos continuam pagando pela má direção?”

Crianças fazendo a limpeza nas salas de aula



Cristiane Souza Andrade é índígena Guarani Nhandeva, técnica em biblioteca na Escola Indígena Agustinho, membro do Conselho Escolar e APM. Tem formação superior em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
   

Fotos: 
Reprodução-montagem da página pessoal no Facebook da liderança Cristiane Souza Andrade

Enviado por Tereno Reginaldo para O PLANETA EM MOVIMENTO

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque