terça-feira, 31 de março de 2015

Povo Anacé faz retomada em Caucaia (CE) e pede a colaboração de parentes e apoiadores da causa indígena.






A retomada fica na Japoara, que é a aldeia central dos Anacé em Caucaia, próximo ao Garrote Village. Os Anacé exigem da Funai e do Ministério Público o reconhecimento da sua existência e do seu território. Dizem que estão sendo cercados por posseiros e nenhum desses órgãos toma providências para apoiá-los. 

Eles reivindicam que seja construído um posto de saúde e a casa de apoio para a comunidade. Exigem também terra para o cultivo de milho, feijão, macaxeira, mandioca (para voltarem a produção de farinha) e uma horta. 

De acordo com informações das lideranças o povo está determinado a não deixar a retomada mesmo em face das ameaças, com pessoas em carros desconhecidos que estão rondando pelo local. 

Na retomada também estão muitas crianças e na última segunda-feira, pela falta de proteção, tiveram que enfrentar a chuva e o frio durante toda à noite. Mas eles estão firmes em defender o seu modo de vida tradicional, fortemente ameaçado pelo avanço da especulação imobiliária.

Para continuarem na luta pelo seu território os Anacé precisam da nossa ajuda. 


Você pode doar alimentos, lonas, agasalhos e ferramentas para agricultura. 










Fotos enviadas por Roberto Anacé


ATUALIZAÇÃO URGENTE:

Retomada do povo Anacé em Caucaia foi invadida pela PM nesta quinta-feira (02), o cacique foi algemado e levado por policiais. De acordo com informações tudo foi destruído e mulheres e crianças foram tratadas com extrema truculência.


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque