domingo, 11 de janeiro de 2015

VI Festa do Murici e do Batiputá - 13 a 17 de janeiro de 2015 - Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú - Itapipoca - CE



Apresentação:

A Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú está localizada no litoral do Ceará, município de Itapipoca e pertence aos distritos de Marinheiros e Baleia. O território Tremembé é ocupado atualmente por aproximadamente 600 indígenas reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI e Secretaria de Saúde Indígena – SESAI e está dividida em quatro aldeamentos.

O Povo Tremembé de Itapipoca sobrevive em meio à diversos desafios que provocam o enfrentamento à cultura atingindo os princípios da ancestralidade. O principal desafio hoje são os conflitos vivenciados com o Grupo Empresarial Nova Atlântida e os não indígenas que também habitam no território indígena.

Como forma de resistir à tantos impactos ocasionados pelos conflitos, a população indígena tenta também manter seus costumes e tradições que perpassam todo esse processo de invasão. A festa mais tradicional e conhecida é a Festa do Murici e do Batiputá que acontece anualmente na aldeia São José.

Objetivo Geral:

Na tentativa de manter a cultura de nosso povo que vem sendo repassada de geração à geração, desenvolvemos em nossa terra festas tradicionais culturais, esta em especial que é a valorização e agradecimento à mãe natureza pelos saberes e bens que dela recebemos. 

A Festa do Murici e do Batiputá, já é tradição do nosso povo que visam à valorização da cultura e seus princípios de ancestralidade envolvendo os valores da religiosidade e medicina tradicional.
                                                                                                                           Clique na imagem para ampliar

Cronograma:

A Festa Tradicional tem início no dia 13 de janeiro e se encerra dia 17 do mesmo mês com duração de cinco dias e serão desenvolvidas as seguintes atividades:

13/01/2015 Apanha coletiva do murici às 4 horas da manhã. A noite teremos “Contação de Histórias” com responsabilidade da aldeia Munguba.

14/01/2015Apanha coletiva do murici às 4 horas da manhã. A noite teremos “Noitada de ritual” com responsabilidade da aldeia São José.

15/01/2015Apanha coletiva do batiputá às 4 horas da manhã. A noite teremos “Cinema cultural” com responsabilidade da aldeia Buriti do Meio.

16/01/2015Apanha coletiva do batiputá às 4 horas da manhã. A tarde será feito o óleo do batiputá e o aluá do murici para o encerramento. A noite teremos “Apresentações artísticas e culturais” com responsabilidade da aldeia Buriti de Baixo.

17/01/2015Encerramento da festa com apresentações e manifestações culturais enfatizando a medicina tradicional e culinária Tremembé.


Obs: Lembrando que nos dias 13 à 16, todas as tardes teremos modalidades como: cabo de guerraarco e flechacorrida de cavalo e arremesso de lança. No último dia haverá a entrega da premiação



Agradecimentos pelo envio das fotos e programação:
Fabiana Carneiro e Ezequiel Nascimento - Povo Indígena Tremembé.


Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque