quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VI Encontro do Ciclo de Debates "Partido da Terra" Excluídos (quinta parte)




Debate sobre o livro "Partido da Terra – Como os políticos conquistam o território brasileiro(Editora Contexto, 2012). Com o jornalista Alceu Luís Castilho (autor do livro), Paulinho (Assentamento Milton Santos) e Leonardo Sakamoto (Jornalista e Doutor em Ciência Política, Professor de Jornalismo na PUC-SP, e coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a erradicação do Trabalho Escravo).

O tema é a quinta parte do livro "Partido da Terra". Sobre brasileiros escravizados, mortos, ameaçados.

O debate será na Av. Dr. Arnaldo, 715 (Faculdade de Saúde Pública da USP). No Auditório Paula Souza, às 19h30. Com transmissão ao vivo pela internet.

Marque na agenda: 2 de dezembro de 2013, às 19:30

O encontro discutirá a quinta parte do livro, intitulada "Excluídos", onde o autor apresenta, primeiramente, casos de políticos eleitos envolvidos em denúncias de trabalho escravo, em assassinatos e, por fim, em ameaças de morte, relatando o quão violento é o campo brasileiro e a participação de políticos nesta barbárie social.

O autor apresenta alguns dos casos mais emblemáticos da história recente do Brasil no que diz respeito a mortes no campo como: o assassinato da missionária Dorothy Stang em 2005, os massacres de Corumbiara e Eldorado dos Carajás em 1995 e 1996 e a execução de líderes camponeses na Paraíba. Evidenciando que o acesso a terra no Brasil é repleto de conflitos.

Alceu Luís Castilho conclui afirmando que embora o livro seja uma espécie de reportagem, levanta a tese de que não existe apenas uma bancada ruralista no Brasil, mas, sim, um sistema político ruralista que controla parte do território nacional, formado por clãs familiares e financiado pelo agronegócio.

O evento, realizado pelo Movimento Brasil pelas Florestas, pretende aprofundar a reflexão apresentada pelo autor sobre o "sistema político ruralista" em curso no Brasil. É o sexto e último debate de um ciclo de encontros onde se busca construir um espaço permanente de encontro e estudo desse tema tão importante para os lutadores socioambientais do Brasil.

Local: Av. Dr. Arnaldo, 715 (Faculdade de Saúde Pública da USP). No Auditório Paula Souza
Data: Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Horário: 19:30

Link da transmissão ao vivo será divulgado em breve na página do evento no Facebook.



Texto publicado na página do evento.





Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque