segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Marcha de Resistência dos Tapeba e de outros povos indígenas do Ceará


A Marcha de Resistência dos Tapeba e de outros povos indígenas do Ceará fez parte da programação da Mobilização Nacional Indígena que aconteceu de 30 de Setembro a 05 de Outubro em todo o País. 

A concentração teve início às 8 hs na Praça da Matriz de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE) e percorreu várias ruas do Centro até a Câmara Municipal de Caucaia. Também participaram representantes das etnias Pitaguary, Anacé, Potiguara e Tapuia Kariri. 



Em agosto de 2013, os índios Tapeba, comemoram mais um avanço rumo à homologação dos 5.800 hectares de terra onde vivem cerca de 6.400 pessoas da etnia. O Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação das Terras Indígenas Tapeba foi aprovado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Mas antes tiveram que passar pela falta de compromisso do governo Federal com os povos indígenas, quando, o ministro da justiça deixou a decisão para o governador Cid Gomes. Veja a Nota de repúdio ao Ministério da Justiça pela postura anti-indígena e contrária a publicação da portaria de identificação e delimitação da Terra Indígena Tapeba (CE).

Leia também: Funai assina delimitação de terras Tapeba

03 de Outubro é o Dia do Índio Tapeba.





Saiba mais sobre a luta dos povos indígenas do Estado do Ceará no blog Siará Indígena

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque