sexta-feira, 30 de agosto de 2013

II SINECGEO - V ECEGE (URCA - CRATO - CEARÁ)

HIERÓPOLIS: O SAGRADO, O PROFANO E O URBANO
 
14 a 16 de Novembro de 2013
 
 
Dentre as muitas possibilidades da Geografia, como ofício, está a que permite falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossa gente, das ações sociais e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. Temos ciência da interligação entre religião, educação, geografia e história na compreensão do espaço.
 
A temática geral, proposta para o evento "Hierópolis: o Sagrado, o profano e o urbano", constitui-se em tema, que visa debater as cidades sagradas e as manifestações que nelas ocorrem, no âmbito do sagrado e do profano, tendo como foco principal o ambiente urbano da cidade, onde se realizam as grandes manifestações de hierofania, transformando espaços em lugares sagrados, ao mesmo tempo em que, em suas proximidades acontecem atos profanos.
 
O tema apresenta-se propício ao debate, tendo em vista o evento ocorrer na região do Cariri, palco de várias manifestações religiosas, destacando-se entre elas a que ocorreu com o Padre Cícero e a beata Maria de Araújo na cidade de Juazeiro do Norte e o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto que teve a frente o Beato José Lourenço, além de a região contar com vários grupos de penitentes.
 
O auge dessas romarias se dá no período de seis meses (de setembro a fevereiro), principalmente nas festas devotadas a Nossa Senhora das Dores (setembro), finados (novembro) e Nossa Senhora das Candeias (fevereiro).
 
A data de realização do evento é entre os dias 14 e 16 de novembro, com a realização de conferências, mesas redondas e debates acadêmicos, contando, também, com uma aula em campo em Juazeiro do Norte e, assim, visualizando de forma prática, os debates teóricos que ocorreram durante a realização do evento.
 
Como dissertamos acima, no Cariri Cearense ocorrem diferentes manifestações culturais, ligadas a religiosidade e a cultura popular, o que permite o estabelecimento desse debate acadêmico, a partir da produção teórica de diferentes pesquisadores que buscam estudar essa temática.
 
Acesse a página do Evento:
 
Compartilhado por:
Prof. Dr. Elmo Vasconcelos Júnior 
 
 

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque