sábado, 7 de julho de 2012

Sim! Vamos criar um santuário ecológico no Ártico



O Ártico, que já derrete, está ameaçado pela exploração de petróleo, pesca industrial e pela guerra. Precisamos proteger as águas do Ártico da exploração de petróleo e da pesca predatória. Mais de 1.000.000 de pessoas já assinaram a petição on line e com a sua ajuda será possível chegar a 2.000.000 de assinaturas. Save the Arctic!!  Assine e Salve o Ártico!


DERRETIMENTO DO GELO DO ÁRTICO
O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, perdemos três quartos das calotas de gelo flutuantes do topo do mundo. Por mais de 800 mil anos, o gelo do Ártico tem sido um elemento permanente do oceano. Ele está derretendo por causa do uso da sua energia fóssil.

Em um futuro próximo, o Ártico pode ficar sem gelo pela primeira vez desde que os humanos pisaram na Terra. Isso seria devastador, não só para as populações locais, ursos polares, narvais, morsas e outras espécies que vivem lá - mas para todos nós também. O gelo no topo do mundo reflete muito do calor do sol de volta para o espaço, e assim mantém todo o nosso planeta resfriado, estabilizando os sistemas climáticos, dos quais dependemos para cultivar alimentos. Proteger o Ártico significa proteger a todos nós.


Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine Salve o Ártico!
Entenda o problema!!

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO
A nova corrida pelo petróleo no Ártico está começando. Shell, BP, Exxon, Gazprom e outras companhias petrolíferas estão querendo assumir os riscos de um vazamento de petróleo catastrófico no Ártico, por apenas três anos de suprimento do combustível. As mesmas empresas de energia suja que causaram o derretimento do Ártico, estão querendo lucrar com o desaparecimento do gelo na região. Eles querem abrir uma nova fronteira de exploração, para chegar a um potencial de produção de 90 bilhões de barris de petróleo. É uma montanha de dinheiro para as empresas de petróleo, mas supre apenas três anos de consumo para o mundo.

Documentos governamentais previamente classificados dizem que lidar com derramamentos de petróleo em águas geladas é "quase impossível" e erros inevitáveis arruinariam os frágeis ecossistemas do Ártico. Para perfurar poços de petróleo no Ártico, as companhias petrolíferas têm que tirar icebergs do caminho de suas plataformas, além de usarem tubos gigantes com água morna para derreter o gelo flutuante. Se os deixarmos fazerem isso, para acontecer mais um vazamento de petróleo catastrófico, será apenas uma questão de tempo. Nós vimos o dano extremo causado por Exxon Valdez e os desastres da Deepwater Horizon no Golfo do México - não podemos deixar que isso se repita no Ártico.

Precisamos banir a exploração de petróleo nas águas do Ártico.

PESCA INDUSTRIAL
Frotas de pesca industrial já estão jogando suas redes nas águas do Ártico. As populações locais, que pescam de forma sustentável há anos na região, poderão estar ameaçadas se deixarmos as gigantes empresas pesqueiras continuarem a explorar predatoriamente o oceano Ártico. Precisamos acabar com a pesca industrial predatória nas águas do Ártico. As nações do Ártico estão preparadas para possíveis conflitos no local. Como mostrou o Wikileaks, os EUA já mencionaram “o aumento das ameaças militares no Ártico” e a Rússia prevê “uma intervenção armada” no futuro.

A ameaça futura de guerra no Ártico é real. Países ao redor da região estão comprando submarinos, caças, quebra-gelos de propulsão nuclear para fazer valer suas reivindicações à força. Tanto a Rússia quanto a Noruega já anunciaram " Batalhões Árticos” para lutar pelos seus interesses. Junto com a crescente militarização, seis países estão tentando anexar partes do Ártico não reinvidicadas - incluindo o Pólo Norte - como seu território nacional. Essa área atualmente pertence a todos nós. Vamos mantê-lo assim e decretar um santuário global no alto Ártico, em nome de toda a vida na Terra.

Nenhum pais é dono do alto Ártico. E é dessa forma que deve continuar. Não há governo ou exército que protejam o Ártico, apenas países e empresas que querem dividi-lo. Ajude-nos a colocar uma Bandeira pelo Futuro do Pólo Norte.  Assine e Salve o Ártico!

Existem muitas pessoas como nós no planeta. Cada um de nós é afetado pela situação do Ártico: ao refletirem os raios solares, o gelo do Ártico regula nossos padrões climáticos, e o cultivo dos nossos alimentos. Apesar dessa importância, o Ártico está na linha de frente do aquecimento global – aquecendo duas vezes mais rápido do que qualquer outro lugar. Está também na linha de frente da indústria de petróleo – um dos combustíveis mais sujos e mortíferos, e principalmente, o responsável pelo derretimento do gelo.

Ao acabar com a corrida do petróleo do Ártico, criamos condições para uma mudança radical em nossas vidas, acelerando a revolução da energia limpa que vai abastecer o futuro dos nossos filhos. Sabemos que estamos confrontando os países e empresas mais poderosas do mundo. Mas juntos, temos algo mais forte do que o exército de qualquer país ou do orçamento de qualquer empresa. Nossa preocupação comum com o planeta que deixaremos para nossos filhos transcende todas as fronteiras que nos separam e nos faz - juntos - a força mais poderosa dos dias de hoje.

É por isso que nós estamos levando o seu nome - e de um milhão de pessoas - para o Pólo Norte com uma bandeira para o futuro desenhado por jovens ao redor do mundo. Ela vai mostrar que a nossa visão de um planeta verde, pacífico e saudável depende de um Ártico protegido por todos nós. Mas a bandeira é apenas um símbolo. Levaremos a sua voz a cada líder político no mundo e perguntaremos qual sua posição sobre a questão do Ártico. Um a um, o nosso movimento ganha força e iremos às Nações Unidas exigir um acordo global para proteger o Ártico.

Há 30 anos, nós lançamos uma campanha similar para proteger a Antártica. Ninguém imaginava que iria dar certo, mas nós conseguimos, e criamos um parque mundial ao redor do Pólo Sul. Agora é o Ártico que está pedindo. Assine agora e Salve o Ártico!


Vídeo de campanha ambientalista mostra urso polar à solta em Londres. 


Link informações: http://www.savethearctic.org/pt
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4XpF04nximI


Compartilhar