quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Litoral Leste do Ceará


O Litoral Leste do Ceará ou Costa do Sol Nascente, como também é conhecido, é a faixa que se estende do município de Fortaleza até o município de Icapuí, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. As belezas naturais são encontradas ao longo do litoral, onde, praias, dunas, falésias e pequenas enseadas compõem o cenário. Em Fortaleza as praias mais visitadas são: Praia do Futuro, Mucuripe, Náutico, Iracema e Barra do Ceará.

No sentido Fortaleza - Icapuí, os destaques ficam por conta do Porto das Dunas em Aquiraz, onde foi construído o maior parque aquático de praia da América do Sul, o Beach Park. Ainda neste município, localiza-se a Prainha, um pólo importante na produção de artesanato feito em rendas, madeira e cerâmica.

No município de Cascavel, Águas Belas se destaca com seu artesanato em cipós e cerâmica, enquanto a praia da Caponga se tornou um grande pólo de atração turística com o desenvolvimento da rede hoteleira.

Na praia de Morro Branco se encontra uma fantástica área de preservação permanente da natureza: o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. As falésias são paredões íngremes que podem ser encontradas no litoral de quase todo o globo terrestre.


Durante os últimos 180 milhões de anos as falésias foram sendo esculpidas pela ação da erosão marinha, entre as eras glaciais, período em que o nível do mar chegou a atingir até 12 metros. Quando a mar encontra as áreas mais altas, ou planaltos, a erosão acentua-se na parte inferior do terreno e produz as falésias. Mas apesar de toda sua beleza cênica e importância científica, é grande a devastação dessas formações pela ação antrópica desordenada.  

Em Aracati, as praias de Majorlândia e Canoa Quebrada compõem um grande centro de atração turística. Em Canoa, o povoado foi edificado sobre as falésias. Os campos de dunas formam um visual extremante belo, mas está em sério risco já que vem constantemente sofrendo com a pressão humana.

As dunas são montanhas de areia que se desenvolvem dependendo do tipo de sedimento, do material sedimentar fornecido, pelos processos eólicos, ventos com velocidades superiores ao movimento da areia, geralmente se deslocando em direção à praia, sendo necessário ainda que exista vegetação com capacidade para promover a estabilização.


No município de Icapuí, Ponta Grossa, Tremembé e Redonda formam a área de praia. O artesanato com as areias coloridas das dunas, principalmente em garrafinhas, mesmo sendo muito importantes do ponto de vista socioeconômico, também geram preocupação, considerando que pode causar a exaustão das dunas pela coleta de areia. Foi criado pelos artistas um termo de auto-regulação para que a retirada do material seja feita de forma a não provocar mais degradação ambiental.

Assim como acontece em todo o litoral do Estado, também a Leste a erosão se processa de forma cada vez mais intensa. Dunas e falésias devastadas, aterro das regiões de mangues e faixa praial com significativo avanço do mar. Apesar das várias obras de contenção para reduzir os impactos, ainda não são suficientes para resolvem efetivamente a situação caótica do litoral cearense.

Os pesquisadores acreditam que nos últimos 20 anos o recuo da linha de costa, em função do avanço do mar, tenha sido em torno de 150 a 300 metros. Algumas praias já podem ter perdido  o equivalente a um terço da sua faixa praial. 

especulação imobiliária é outro sério problema que altera significativamente a dinâmica do litoral cearense. A construção desenfreada de hotéis, pousadas e grandes resorts, nestas áreas já extremamente fragilizadas, podem gerar conseqüências gravíssimas num futuro não muito distante. É necessário fiscalização e controle dos órgãos competentes e a não liberação de novas autorizações para estas construções.


O avanço do mar já destruiu e continua levando casas, comércios, pousadas e tudo o que encontra pela frente, nas praias onde este processo já está mais acelerado. Em muitos casos a população se defende como pode, com sacos de areia e paredões de pedra, mas o mar continua procurando seu espaço, já que a ação antrópica também avançou em sua direção. É preciso respeitar a Natureza!

Metodologia: Pesquisa de campo dias 10 e 11 de setembro de 2011 Roteiro pelo Litoral Leste do Estado do Ceará.
Dinâmica dos Sistemas Litorâneos - Prof. Dr. F. Perdigão

Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque