domingo, 24 de outubro de 2010

Ambientes Litorâneos


Transformação Contínua


Os processos de sedimentação que transformam continuamente os ambientes litorâneos são produzidos por fenômenos da Natureza ou pela interferência humana (ação antrópica). Os oceanos, que sempre causaram fascínio e têm grande importância para a humanidade, são responsáveis por diversas atividades do homem. 


A ocupação intensa das áreas litorâneas em todas as partes do globo deu-se como conseqüência da busca por alimentos, pelo comércio marítimo e pela maior facilidade em  conseguir lazer para si e a família, além é claro, da curiosidade humana em desvendar os segredos do mar.




A região costeira tem sido um dos principais motivos de atenção dos órgãos governamentais e entidades independentes que se dedicam ao estudo e a regulamentação do uso sustentado de diferentes ecossistemas marítimos no Brasil.


Desde a década de 60 vem ocorrendo uma gradual aceleração na ocupação das zonas litorâneas brasileiras, justamente onde se localizam os maiores e mais importantes centros urbanos do país. Este processo desordenado tem causado forte impacto nas características naturais do meio ambiente.




Os motivos das mudanças na costa têm diversos fatores que, podem vir a desencadear efeitos de grande ou média magnitude no meio ambiente, podendo até mesmo ter sua fonte bem distante do domínio litorâneo em análise, sendo necessário para isso, um estudo bem mais apurado e vinculado das áreas de influência deste ambiente.


Como exemplos das alterações e dos impactos ambientais causados nas últimas cinco décadas, podem ser citados: aceleração da erosão costeira, ocupação desordenada, utilização dos recursos hídricos de bacias litorâneas, derrames de óleo (vazamento de navios e plataformas) despejos de resíduos domésticos, industriais e até hospitalares, obras feitas sem prévio estudo de impactos (EIA, RIMA).




Estudar os processos de sedimentação costeira é de fundamental importância para se compreender a dinâmica desses ambientes naturais que a humanidade tanto valoriza e ameaça. Basta uma breve observação ao nosso redor, nas mudanças ocorridas nos últimos anos aqui bem próximo, em nosso litoral, para avaliarmos a gravidade da situação em escala global.



Fotos: Melo Júnior - Pecém - Ceará





Campanha Vamos Apoiar a Apoinme

Arquivo do site

Em destaque